Por: Equipe NetFighter | 28 de novembro de 2016

0.

Talvez você já tenha visto Gustavo “Sertão” dos Santos na internet, televisão ou mesmo nos semáforos da sua cidade. Ele diz que é natural de Sergipe, lutador de MMA, campeão baiano, campeão norte nordeste, além de campeão sul-americano em competição realizada no Chile este ano.

Corpo tatuado, faz a demonstração de alguns golpes básicos e conta sua história de rapaz pobre, que buscou na luta uma forma de melhorar de vida, até ser enganado por um empresário inescrupuloso que o levou para o mundo das lutas clandestinas. Pede ajuda a políticos, professores de artes marciais, repórteres, motoristas e pedestres. Se você já o ajudou, uma má notícia: provavelmente você foi enganado! A boa (?!) notícia: você não foi o único!

img_7417
Sertão com um de seus cinturões

Gustavo, de 23 anos (alegados em sua última aparição), informou ter apenas 18 anos em 2013, quando apareceu pela primeira vez em um programa de televisão, da afiliada da TV Record em Minas Gerais. Informou ao repórter que lutava desde os 8 anos, possuía 79 medalhas e estava em Belo Horizonte morando em um abrigo, após um empresário o iludir com promessas de fama e dinheiro em eventos de MMA. Disse ainda que foi obrigado a realizar 5 lutas clandestinas em São Paulo, das quais ele lutou em 4, e o empresário teria lucrado R$ 20.000,00 com ele e mais 3 jovens. Perguntado sobre o sumiço deste empresário, disse que ele os abandonou na rodoviária assim que chegaram em Belo Horizonte (grave esta parte, abandonado em Belo Horizonte). A reportagem ainda o levou para uma avaliação em academia, onde o professor afirmou que o jovem tinha potencial (Confira aqui a matéria).

No ano seguinte, em 2014, Sertão apareceu novamente na TV Record, mas agora em sua afiliada do Distrito Federal, no programa Balanço Geral, em extensa matéria (confira no vídeo acima), além de ter sido reproduzida em outras afiliadas e até mesmo nacionalmente através do programa Fala Brasil (veja aqui). Ele contava quase a mesma história, mas dessa vez disse que o empresário o levou para a Itália! Sim, ele aumentou (e muito) a história. Agora ele foi levado para Gênova, Itália, recebido como celebridade, rodeado de mulheres, seu empresário recebeu 30 mil Euros, mas repassou apenas 5 mil para ele. Apesar da pequena parcela recebida, foi o suficiente para conhecer algumas cidades italianas, como Roma, “Parmo” e “Fiorentina”.

Ele era levado para um galpão, faróis de carro iluminavam a área de combate e lutadores do mundo inteiro participavam das lutas, enquanto os espectadores realizavam apostas de altíssimo valor. Inclusive um “empresário da Coréia” tentou “comprá-lo” (?!) por 500 mil Euros. Sobre sua primeira derrota, se enrola em detalhes, informa que ficou acorrentado em uma grade pelo pé e que, após um descuido do tal empresário, arrebentou a corrente e pulou pela janela, caindo em cima de um carro e, mesmo machucado, correu à procura das autoridades italianas, onde ficou preso por 6 dias por não conseguir se fazer entender, até que o consulado brasileiro o ajudou a retornar ao Brasil.

Mais uma vez o repórter o levou a uma academia para avaliar o nível da “grande promessa” do MMA nacional.

Deputada Distrital Celine Leão presenteia "Sertão"
Deputada Distrital Celine Leão presenteia “Sertão”

Ainda em 2014, Gustavo procurou a deputada distrital Celina Leão para pedir ajuda a um suposto companheiro de academia de 19 anos que não tinha patrocínio e iria disputar o Campeonato Mundial de Jiu-Jitsu na categoria master (19 anos na categoria master? Veja aqui no link) que seria realizado em Campinas, ocasião em que foi agraciado com um kimono. Informou ainda já ter recebido uma placa do então prefeito de Salvador, ACM Neto, após conquistar o campeonato baiano de Jiu-Jitsu e ficar em sexto lugar no mundial, isso tudo aos 15 anos.

Vamos aos “complexos” cálculos: 19 anos (idade atual) – 15 anos (idade do título) = 4 anos. Aí subtraímos esses 4 anos obtidos no cálculo anterior de 2014 (ano da matéria) e chegamos ao ano de 2010, ano em que ACM Neto foi eleito prefeito? Claro que não! Ano em que ACM Neto ainda era deputado federal! Ele foi eleito prefeito de Salvador apenas em 2012.

Dessa vez disse que passou por apuros na Itália, mas que foi levado por um colega de luta. Nada de empresário inescrupuloso.

Já 2015 parece ter sido um ano de muito treino para Gustavo. O lutador não apareceu tanto na mídia. Mas em 2016 ele voltou com tudo! Em maio deste ano ele reapareceu, agora com 20 anos, de acordo com a reportagem, no Jardim Munhoz Júnior, em Osasco, São Paulo. E mais uma vez contou a história de que foi enganado ao chegar na Itália, etc.

Já em julho, Gustavo se apresentou como morador do Parque Luzia, em Embu das Artes, São Paulo, agora com 21 anos, e iria lutar MMA no Marrocos no evento Imperium, com transmissão do canal Combate E do Esporte Interativo. Isso mesmo, E (em maiúsculo), porque quem acompanha os eventos de MMA sabe que seria muito difícil que tais canais transmitissem o mesmo evento. Não falou sobre suas peripécias na Itália, mas contou um pouco sobre seu DNA de lutador: Sertão virou filho de Reginaldo Holyfield, ex-lutador de boxe, passou 2 anos nos Estados Unidos para se aperfeiçoar e já treinou na Nova União, mesma equipe do campeão do UFC, José Aldo.

“expectativa é de fazer o melhor que puder em Marrocos, obter uma boa colocação ou até mesmo vencer”, afirmou Sertão.

Gustavo continuou em sua curva ascendente de sucesso em 2016 e, em outubro, agora com 23 anos (de julho a outubro ele envelheceu 2 anos), foi recebido na Câmara Municipal de Uberaba como “vice-presidente da Confederação Mineira e Brasileira de MMA” em busca de apoio para o esporte e para os atletas uberabenses, com direito a uso do microfone e a sentar na bancada. Disse que reside na cidade há 12 anos, cobrou recursos para os atletas, que acabam sendo obrigados a pedir dinheiro nos semáforos para custear suas viagens e recebeu apoio de alguns vereadores. Inclusive no dia seguinte àquela Reunião Ordinária iria representar o Brasil no Campeonato Mundial que seria realizado na Flórida, Estados Unidos (pelo visto se esqueceu da pesagem, que costumeiramente é realizada no dia anterior à luta). E essa parte vamos transcrever, porque seria cômico não fosse trágico: “Os vereadores Edcarlo dos Santos Carneiro “Kaká Se Liga” (PR) e Marcelo Borges “Borjão” (PR) declararam seu apoio financeiro ao atleta para a viagem, hospedagem e alimentação do campeonato deste final de semana. “Temos que valorizar o esporte. Está na hora de valorizar o atleta de Uberaba”, falou Borjão, que se colocou a disposição de Gustavo, independente de não ter sido reeleito, agradecendo o atleta por representar Uberaba e conquistar títulos.

O vereador “Kaká Se Liga” não devia estar muito ligado neste dia…

Sertão na Câmara Municipal de Uberaba
Sertão na Câmara Municipal de Uberaba

Mesmo “lutando” em outubro, conforme mostramos acima, Gustavo dos Santos foi visto novamente pedindo ajuda para conseguir viajar, desta vez em Campinas, há pouco mais de 10 dias. Provavelmente a luta do mês passado garantiu seu “direito” de disputar o título mundial na Irlanda. Repetiu ser filho de Reginaldo Holyfield, ter passado 2 anos nos Estados Unidos se aperfeiçoando e já ter treinado na Nova União com José Aldo, mas agora acrescentou mais alguns ex-companheiros de treino: Júnior Cigano, ex-campeão peso pesado do UFC; Rodrigo Minotauro, ex-campeão peso pesado do UFC e do Pride; e Tiago Silva, ex-lutador do UFC. Triste apenas que nosso campeão está sem recursos para nos representar no tal campeonato mundial, pois perdeu um patrocínio de R$ 3.000,00 há sete meses, depois de uma lesão no ombro.

Gustavo “Sertão” dos Santos, talvez mais um brasileiro que passou por muitas dificuldades na infância, talvez mais uma pessoa que foi enganada por promessas de uma vida melhor, talvez alguma parte de suas histórias seja verdadeira. Tráfico de pessoas é algo muito comum, principalmente em países com graves desigualdades sociais, como o Brasil, onde as pessoas são facilmente enganadas pela promessa de um futuro próspero. Mas a história, ou melhor, AS HISTÓRIAS de Gustavo são cheias de contradições, fazendo com que ele se pareça mais com um *Marcelo Nascimento do MMA do que com milhões de brasileiros que treinam com muita seriedade para vencer no esporte.

*Marcelo Nascimento se passou por filho do dono da Gol Linhas Aéreas e contou sua história em livro que originou o filme VIP´s, estrelado por Wagner Moura.

 

Deixe seu comentário!